Para uma plateia formada por educadores, gestores, agentes de leitura e demais representações sociais, a deputada federal Fátima Bezerra (PT) debateu, nesta sexta-feira (09), as políticas nacionais do livro, leitura e biblioteca. Evento foi realizado em Mossoró, dentro da programação da Feira do Livro.
Presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Livro e da Leitura na Câmara dos Deputados, Fátima Bezerra ressaltou que muito foi feito nesses dez anos dos governos Lula e Dilma, mas reforçou que o desafio ainda é muito grande no sentido de construir um país de leitores.
“O debate sobre o livro e a leitura foi retomado no governo Lula. Em 2006 foi criado o PNLL. Já em 2010 foi aprovada a Lei 244 que trata da universalização do acesso às bibliotecas nas instituições (públicas e privadas) até 2020. Para ter ideia do quanto temos que avançar para cumprir a Lei 244/10, 72,5% das escolas não tem biblioteca, dados de 2011. Para isso, deveriam ser construídas 128 mil bibliotecas, ou seja: 39 unidades por dia”, ressaltou.
Participaram da mesa o reitor da UFERSA, Arimatea Matos; articuladora do Fórum do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca do RN, Du Carmo; o vereador professor Luiz Carlos (PT); coordenador do Circuito Cultural do Livro, Osni Damásio; e os professores Rômulo – SINTE e Vicente – UNDIME.
“Estou feliz com a realização desse encontro, que foi muito representativo. Isso fortalece a luta e a compreensão de que o livro, a leitura e a biblioteca são elementos fundamentais para a construção de uma sociedade democrática, baseada na diversidade de ideias e na construção da cidadania plena”, finalizou a deputada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário