terça-feira, 19 de abril de 2022

Aneel aprova reajuste de 20% na tarifa de energia no RN

 


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta terça-feira (19), o reajuste tarifário anual da Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Neoenergia Cosern). As novas tarifas da empresa, responsável pela distribuição de energia a 1,5 milhão de unidades consumidoras do RN, passam a vigorar nesta sexta-feira (22), com reajuste de 19,87% para o consumidor residencial.

"Os itens que mais afetaram a correção foram os Encargos Setoriais, os Custos de Distribuição e a Retirada de Financeiros Anteriores. Os custos de transmissão, por sua vez, geraram impacto negativo", informou a agência em nota.

O reajuste aliado com o fim da cobrança da bandeira de escassez hídrica resultou em um impacto tarifário para o consumidor residencial convencional de -4,11%. Ou seja, uma leve redução.

Confira os índices aplicados:

Empresa

Consumidores residenciais - B1

Companhia Energética do Rio Grande do Norte – Neoenergia Cosern

19,87%

 

Classe de Consumo – Consumidores cativos

Baixa tensão em média

Alta tensão em média

Efeito Médio para o consumidor

20,55%

19,75%

20,36%

A Aneel informou ainda que mais informações sobre reajustes tarifários podem ser consultadas no link Entendendo a tarifa, da página da ANEEL, e no aplicativo ANEEL Consumidor, disponível para dispositivos móveis Android ou iOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário