sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Fátima é favorável as ‘Diretas Já’ no Poder Judiciário

A deputada federal Fátima Bezerra (PT) reafirmou sua posição em favor das eleições diretas para o Poder Judiciário durante o Fórum de Democratização do Poder Judiciário, realizado na manhã desta sexta-feira (30), na Justiça Federal. Durante o evento foi lançado a campanha ‘Diretas Já’.
“Quero ressaltar minha posição em defesa da tese defendida pela Associação dos Magistrados Brasileiros. Sou favorável. Concordo com vocês. Podem contar comigo. As eleições diretas fortalecem a magistratura tornando a gestão mais participativa, mais proativa e mais transparente. Quem ganha é a sociedade com a melhoria na qualidade dos serviços”, afirmou Fátima Bezerra, que prometeu lutar junto à bancada do PT na Câmara em favor da PEC 187/2012, do deputado Wellington Fagundes (PR), bem como a PEC 15/2012, do senador Vital do Rêgo (PMDB).

As eleições diretas para presidente e vice-presidente dos Tribunais Estaduais e Federais é uma bandeira da Associação dos Magistrados dos Brasileiros – AMB. Evento foi realizado pela AMB, Amarn, Ajufe e Amatra 21.


TCM comemora 10 anos com lançamento de sinal digital


A TV Cabo Mossoró comemorou nesta quinta-feira, 29, 10 anos de existência. Para celebrar a data a direção da emissora promoveu um coquetel na sede da própria TCM que reuniu colaboradores, jornalistas, colunistas, autoridades políticas, empresários, representantes de agências publicitárias e de várias outras áreas.

A comemoração também marcou o lançamento do sinal digital com operação nos sistemas SD (Standard Definition) e HD (High Definition).

O coquetel de comemoração dos 10 anos da TCM foi transmitido ao vivo pelo canal 10 e também por meio dowww.portaltcm.com.br

Coordenadora Nacional da Pastoral da Criança participa de evento em Caicó


A Pastoral da Criança está comemorando 25 anos de trabalho no Seridó

No próximo domingo, dia 2, a Pastoral da Criança festeja 25 anos de trabalho; no Seridó, e conta com presença de Irmã Vera Lúcia Altoé, coordenadora nacional da Pastoral da Criança. Será celebrada, Missa em Ação de Graças, às 8h30, no Complexo Turístico Ilha de Sant'Ana, de Caicó, RN, presidida por Dom Heitor de Araújo Sales. Ele era bispo da Diocese de Caicó quando a Pastoral da Criança chegou no Seridó. A coordenadora nacional da Pastoral da Criança, permanece visitando o Rio Grande do Norte, no período de 29 de novembro a 2 de dezembro.

Antes da visita à Caicó, Irmã Vera Lúcia irá participar de encontro com líderes da Pastoral da Criança da Arquidiocese de Natal, dia 30, na capital do Estado, a partir das 14h, na Catedral Metropolitana. Este encontro encerra às 16h, com celebração eucarística, presidida pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, concelebrada pelo assistente eclesiástico da Pastoral, Padre Antônio Gomes da Silva. No sábado, dia 1º de dezembro, a coordenadora visita a Diocese de Mossoró. Lá, na parte da manhã, ela também se encontrará com os líderes da Pastoral da Criança, das paróquias da Região Oeste do Estado.

Na mesma data, no período da tarde, a freira vai participar de encontro com os líderes da Área de Itajá, em São Rafael; e à noite, na mesma cidade, vai integrar o novenário da festa da padroeira, Nossa Senhora da Conceição. Depois de visitar o Rio Grande do Norte, a coordenadora nacional da Pastoral da Criança, visita o Estado de Pernambuco. Irmã Vera Lúcia reside em Curitiba, no Paraná, sede nacional da Pastoral da Criança, no Brasil.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Base de Mano será mantida, mas Felipão fala em retorno de veteranos por experiência


  • Sergio Moraes/Reuters
    Felipão avisou que não pretende fazer grandes mudanças em relação ao time de Mano Menezes
    Felipão avisou que não pretende fazer grandes mudanças em relação ao time de Mano Menezes
Quem está esperando uma revolução na seleção com Luiz Felipe Scolari vai se decepcionar. Confirmado como o novo treinador da equipe nesta segunda-feira, ele confirmou que vai manter a base de jogadores que vinha sendo mantida pelo ex-comandante, Mano Menezes.

MAIS SOBRE SELEÇÃO E CBF

  • Fatih Saribas/Reuters
    CBF confirma Scolari e Parreira na seleção e Marin faz discurso contra técnico estrangeiro
  • REUTERS/Sergio Moraes
    Felipão e Parreira assumem seleção falando em obrigação de título na Copa de 2014
  • Junior Lago/UOL
    Marin cita Mundial, Neymar e clubes para descartar Tite, Muricy e cia. na seleção
As novidades devem ficar por conta de veteranos, que serão usados para dar bagagem para uma equipe essencialmente jovem. “Não vamos começar o trabalho do zero. Vamos analisar. Vou manter a base, mas um ou outro nome será mudado”, afirmou o técnico.
Ao elogiar Neymar e Oscar, dois pilares do time de Mano Menezes, ele admitiu que pode usar jogadores mais velhos para garantir experiência à seleção. “A seleção é jovem, mas temos outros nomes experientes que podem voltar ao time e que podem contribuir de forma tranquila. Podem fazer com que esse grupo tenha qualidade”, disse. “Agora, quando se é jovem, você tem uma virtude. Tem mais vontade do que experiência. É possível mesclar e acho que temos muitas opções”, continuou.
Segundo ele, a parceria com o coordenador Carlos Alberto Parreira será essencial para esse processo de transição. “Quando o nome do Parreira foi proposto, eu agradeci. Muitas vezes, ajuda ter alguém ao lado em quem se apoiar para experimentar uma ideia. Em outras oportunidades, você pode ficar receoso de fazer testes, de tentar algo novo. Mas com a alguém com a bagagem do Parreira ao lado, com seu aval e sua capacidade de observação, é possível fazer testes. Essa é a forma como vamos trabalhar. Os dois estilos vão se fundir de uma forma muito legal”, explicou Felipão.
Apesar do discurso abrangente, algumas coisas não devem mudar no estilo Felipão. Umas delas são as restrições durante entrevistas. Nesta quinta, ele até mesmo citou o nome de Ronaldinho Gaúcho para avisar que não vai falar sobre atletas que não foram convocados. “Só vamos começar a discutir os nomes mais para frente. E quando começarmos a fazer isso, todos vão ficar sabendo. E eu vou repetir algo que já fiz em 2002. Eu não vou falar sobre quem não estiver convocado. E não adianta pedir. Seja Ronaldinho Gaúcho, Pedrinho ou João. Quando fizermos a primeira convocação, para o dia 6 de fevereiro (contra a Inglaterra), teremos nomes e ai todos poderão concordar ou discordar com a lista”, completou Scolari.

Anúncio de Scolari como novo técnico da seleção brasileira

Foto 1 de 16 - Treinador Luiz Felipe Scolari chega para a coletiva de anúncio da nova comissão técnica da seleção brasileira no Rio de Janeiro Mais Sergio Moraes/Reuters
Pedro Ivo Almeida e Vinicius Konchinski
Do UOL, no Rio de Janeiro

Morre o jornalista Joelmir Beting aos 75 anos em São Paulo




  • Reprodução
    Jornalista Joelmir Beting morreu aos 75 anos, em SP
    Jornalista Joelmir Beting morreu aos 75 anos, em SP
Jornalista, comentarista de economia e política do Grupo Bandeirantes, Joelmir Beting morreu na madrugada desta quinta-feira (29) à 0h55, em São Paulo. Ele sofreu um acidente vascular encefálico hemorrágico no domingo, considerado "irreversível". A notícia foi confirmada pelo filho Mauro Beting no Twitter, que escreveu: "Um minuto de barulho por Joelmir Beting." A assessoria do hospital Albert Einstein, onde ele estava internado, também confirmou a morte.

O corpo está sendo velado desde as 8h no Cemitério do Morumbi, local próximo ao hospital Albert Einstein, na zona sul da capital paulista. Às 14h, a sala do cemitério será fechada para um ato religioso apenas com a presença dos familiares, e às 16h  o corpo será levado ao crematório do Cemitério Horto da Paz.
O jornalista de 75 anos estava internado desde 22 de outubro por causa de complicações renais, resultantes de uma doença autoimune. O quadro se agravou após o acidente vascular hemorrágico, que o deixou em coma e respirando com ajuda de aparelhos.
Em texto publicado no blog do diário Lance!, Mauro homenageou o pai, dizendo ter tomado conhecimento da notícia à 1h15. "A ausência dele não tem nome. Como jamais saberei escrever o que ele é", relatou o filho. Ele estava trabalhando na Rádio Bandeirantes quando recebeu a notícia e a veiculou ao vivo.

“Eu acho que eu aprendi com ele a ter prazer por trabalhar e trabalhar sempre”, falou Mauro. “Alguém tinha que dar essa notícia e eu achei que devia ser eu”. Mauro e Erich Beting, sobrinho do jornalista, agradeceu pelas mensagens de apoio no Twitter. 
Desde que retornou à Bandeirantes, em março de 2004, Joelmir participava diariamente do "Jornal da Band" e do "Primeiro Jornal". Foi âncora do "Canal Livre", apresentado aos domingos, e fez comentários diários no canal BandNews, além dos programas "Jornal Gente" e "Três Tempos", na Rádio Bandeirantes. Na TV, também trabalhou na Gazeta, Record e Globo --nesta última, de agosto de 1985 até julho de 2003--, passando pelo "Espaço Aberto", na Globo News.

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

VESTIBULAR 2013.1 DA FACULDADE CATÓLICA SANTA TERESINHA


A Faculdade Católica Santa Teresinha, encontra-se com inscrições abertas para o Vestibular 2013.1 para os Cursos de Graduação Bacharelado de Administração, Serviço Social e 
Ciências Contábeis. 

A avaliação será realizada no dia 1° de dezembro de 2012. 

O horário de atendimento da secretaria:  Manhã: 07h30 às 11h30 / Tarde: 13h às 17h / Noite: 17h às 22h.

Felipão é o novo técnico da Seleção, e Andrés deixa cargo na CBF


Luiz Felipe Scolari participa de evento em Natal (Foto: Matheus Magalhães/GLOBOESPORTE.COM)Scolari deixou o comando do Palmeiras em
setembro, antes do rebaixamento do clube
(Foto: Matheus Magalhães/GLOBOESPORTE.COM)
A CBF já acertou com um novo técnico para a seleção brasileira: Luiz Felipe Scolari é o substituto de Mano Menezes. A entidade, porém, não conta mais com um diretor de Seleções, já que Andrés Sanches deixou nesta quarta o cargo, que acabou extinto pelo presidente José Maria Marin. O anúncio oficial de Felipão, campeão mundial em 2002 com o Brasil, será feito na quinta, às 10h30m (de Brasília), no Rio de Janeiro.
Andrés pediu demissão do cargo de diretor de Seleções através de uma carta. Em São Paulo, Marin disse que a posição está extinta para a volta da função de coordenador, exercida nas Copas do Mundo de 1994 e 2006 por Zagallo, de 1998 por Zico e de 2002 por Antonio Lopes. Tetra nos Estados Unidos, Carlos Alberto Parreira é o mais cotado para assumir a tarefa de trabalhar na nova função.
Em seguida, Marin afirmou que o nome do novo técnico será revelado oficialmente na quinta, a tempo de participar do sorteio da Copa das Confederações, sábado. Felipão, que deixou o Palmeiras em setembro, conversou com Marin no último fim de semana e está com a família em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, mas vai desembarcar em São Paulo ainda nesta quarta para finalizar os últimos detalhes do contrato com a CBF.
Na última sexta, dia da demissão de Mano Menezes, uma fonte ouvida pelo GLOBOESPORTE.COM afirmou que Américo Faria, supervisor da Seleção até o Mundial de 2010, também voltaria com Felipão.
 - Vai voltar o bigode. E o outro bigode - disse a fonte, fazendo relação com os bigodes de Américo e Felipão, que trabalharam juntos na campanha do penta em 2002.
Presente na Soccerex - feira de negócios do futebol no Rio -, Américo disse que ainda não foi procurado, mas que aceitaria voltar à CBF:
- Primeiro, preciso receber o convite. Se isso acontecer, ficaria muito satisfeito e estaria pronto para assumir. Temos um período bom, que será facilitado pela experiência dos dois profissionais. Já existe uma base e acho que não seria problema nenhum.
Nos últimos dias, os nomes de Tite e Muricy Ramalho, inicialmente cotados, nem foram mais comentados nos bastidores da entidade, que se uniu em torno de Felipão, principalmente com o enfraquecimento de Andrés Sanches, que era contra o nome do treinador e entregou sua carta de demissão na manhã desta quarta. Durante esta semana, houve um encontro entre dirigentes da CBF e o provável novo comandante, que tem, principalmente, o respaldo do presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo Del Nero.
Felipão deverá escolher seus auxiliares e um dos nomes indicados por Marin é Milton Cruz, observador-técnico do São Paulo há 18 anos. O presidente deseja um homem que faça o intercâmbio entre o vestiário e a diretoria, e já havia sugerido Milton anteriormente, só que Mano não tinha um relacionamento dos melhores com o auxiliar. Luiz Felipe Scolari não deverá fazer oposição à escolha.
luiz felipe scolari felipão brasil copa do mundo 2002 (Foto: Agência Getty Images)Felipão comemora na Copa de 2002: técnico volta dez anos após o penta (Foto: Agência Getty Images)
Marin resolveu apressar o anúncio do novo técnico para que ele esteja presente nos eventos da Fifa, esta semana, que vão culminar no sorteio dos grupos da Copa das Confederações, no sábado. Será a primeira competição do sucessor no comando da Seleção e, até lá, ele deverá ter apenas cinco partidas no comando da equipe.
Ao trocar o nome de “diretor de seleções” para “coordenador da Seleção”, um dos intuitos de Marin é poder tirar um dirigente do cargo, no caso, Andrés, e substitui-lo por um técnico, que deverá mesmo ser Carlos Alberto Parreira. Tetracampeão do mundo em 94, ele também mantém contatos com a CBF há algum tempo.
Situação de Andrés ficou ruim após críticas à decisão de Marin
Andrés ficou contrariado com a demissão de Mano Menezes, na última sexta, e avisou que deixaria o cargo no início da semana. Mas alguns notáveis - em especial Ronaldo - tentaram convencê-lo a permanecer. Após declarações no Soccerex, segunda - quando disse que a "tendência era sair" e criticou a decisão da CBF em mudar de treinador -, a situação ficou insustentável. Marin disse a interlocutores:
- Depois dessa entrevista… para mim o Andrés já saiu.
Na terça, o ex-presidente do Corinthians adotou um tom mais ameno e disse que pretendia até participar do sorteio da Copa das Confederações como representante da CBF. No entanto, na manhã desta quarta-feira, entregou sua carta de demissão na sede da entidade, no Rio, mas sem contato com Marin, que estava em São Paulo participando da visita de membros da Fifa e do COL (Comitê Organizador Local da Copa) à obra do estádio do Corinthians em Itaquera.
- Pensei que fosse encontrar o Marin aqui hoje - disse, após pedir demissão.
Andres Sanchez soccerex (Foto: TASSO MARCELO/Agêcia Estado)Andrés esteve no Rio segunda-feira e voltou a criticar demissão de Mano (Foto: Agêcia Estado)
Por Alexandre Lozetti e Leandro Canônico São Paulo

Alunos e professores do Ciências Aplicadas realizam amanhã mobilização para doação de sangue


Durante toda a tarde desta quinta-feira, 29, um grupo de cerca de 80 pessoas entre professores, alunos e familiares do colégio Ciências Aplicadas realizam no Hemonorte, campanha de doação de sangue. A ação é integrada à Semana Nacional do Doador de Sangue, período estratégico, pois antecede as festividades do Carnatal, ocasião onde a demanda aumenta consideravelmente.

A Semana é organizada pelo Hemonorte para mostrar ao doador de sangue o quanto seu gesto se faz importante para o próximo. De acordo com o professor de biologia Jonas Filho, o objetivo da mobilização é fazer com que o estoque fique em um nível seguro para atender a demanda, que nesta época costuma ser bem maior que a captação. “Através desse exercício (a doação voluntária) é que as famílias despertam para a importância da doação de órgãos, afinal, nunca se sabe quando um ente querido precisará de um órgão para voltar a ter saúde”, afirma.

Critérios para a doação de sangue:

  • Ter entre 16 e 67 anos
  • Ser saudável
  • Pesar acima de 50kg
  • Repouso mínimo de 6 horas na noite anterior
  • Evitar alimentos gordurosos antes da doação
  • Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores
  • Apresentar um documento oficial com foto

Fátima ressalta aprovação de R$ 2 bilhões em emendas para Educação e Cultura

A deputada federal Fátima Bezerra, coordenadora do Núcleo de Educação da Bancada do PT, discursou há pouco na tribuna da Câmara, onde destacou a aprovação na Comissão de Educação e Cultura de quatro emendas ao Projeto de Lei Orçamentária de 2013. Cada uma delas no valor de R$ 500 milhões. Duas delas atenderão à área de educação e duas o setor da cultura. 

Uma das emendas aprovadas objetiva implantar novas unidades e modernizar a infraestrutura física das instituições federais de educação profissional e tecnológica. “Essa emenda significa ser parceiro do governo em um dos seus projetos mais exitosos. Significa contribuir para que o governo dê continuidade e avance cada vez mais, levando mais escolas profissionais para o interior do nosso país”, completou Fátima Bezerra.

Apoio à permanência de estudantes de baixa renda matriculados nos cursos de graduação das instituições federais de ensino superior, por meio de assistência à moradia estudantil, alimentação, transporte, saúde, inclusão digital, dentre outros, também foi atendido por emenda. 

Para a área da cultura, a emenda aprovada visa o incremento do programa Pontos de Cultura e a efetiva implementação dos programas relacionados ao incentivo à leitura. “Estou muito feliz porque na condição de coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa do Livro e da Leitura nós havíamos feito toda uma mobilização nesse sentido. A comissão, ao contemplar o livro e a leitura, deu uma demonstração clara do quanto este colegiado considera estratégicas as ações voltadas para fortalecer a educação e a cultura do nosso país”, ressaltou a parlamentar.

Também foi aprovada emenda que tem por finalidade a construção, reforma, modernização, melhorias e ampliação de espaços culturais, permanentes e provisórios, tais como: bibliotecas, museus e Centros Educacionais Unificados (CEUs).

No discurso, Fátima também falou sobre o resultado da reunião da bancada do RN, realizada ontem (27), em que ficou definido a destinação de três ‘emendas de consenso’ para atender a UFRN, UFERSA e UERN. “Considero a reunião como muito positiva, pois a educação foi muito bem contemplada. Isso significa ampliar as oportunidades educacionais no nosso estado. É cidadania para os nossos jovens, para o nosso povo", completou.  


Por Assessoria de imprensa 



TCM lança amanhã sinal digital para os assinantes


A TV Cabo Mossoró comemora amanhã, 29, uma década de fundação com o lançamento do sinal digital. Isso significa mais qualidade de imagem e som que vão chegar a casa do assinante. O sinal digital opera sistemas SD (Standard Definition) e HD (High Definition). A grade (line-up) da TV Cabo Mossoró vai crescer com a nova tecnologia e os assinantes verão TV em alta definição (HD) nos canais que já oferecem tal tecnologia

Para tanto, os antigos assinantes, a partir do pacote Família, vão receber gradativamente o novo receptor, sem custos, de acordo com um cronograma estabelecido pela empresa. Já o novo assinante receberá o decodificador digital que opera os sistemas SD e HD ao contratar o pacote Família. O próprio Canal 10 TCM será transmitido em tecnologia digital SD, com previsão de mudança para HD no primeiro semestre de 2013. 

Ao todo, 16 canais do line-up oferecerão sinal HD e um 3D. Line-up que crescerá de acordo com a liberação das programadoras.

O coquetel de comemoração dos 10 anos da TCM vai ao ar ao vivo, a partir das 20h, e terá no cerimonial ainda o lançamento de um documentário sobre a história da Casa e a premiação dos vencedores do Festival de Curtas TCM. O evento poderá ser visto também pelo portaltcm.com.br.

CES tratará de execução financeira de Plano de Urgência e Emergência

Controle Social da Saúde está preocupado com proximidade do fim do decreto governamental que reconheceu o estado de calamidade pública

 O Governo do Rio Grande do Norte decretou estado de calamidade pública na saúde no dia 4 de julho e, passados quase cinco meses, há atraso no cumprimento do calendário acordado com o Ministério da Saúde, do plano estratégico de urgência e emergência de ações, correndo o risco de perder recursos federais.

Diante da situação, o Conselho Estadual de Saúde (CES-RN) - em parceria com o Ministério Público e o Fórum em Defesa da Saúde Pública - convoca os conselheiros e órgãos de controle; e convida representantes da sociedade civil organizada para uma reunião que acontecerá às 13h30 desta quinta-feira (29) no 12º andar do prédio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

Esse encontro tratará da execução financeira “detalhada” do Plano Estadual de Urgência e Emergência, e ocorrerá em desdobramento ao debate ocorrido em Audiência Pública recente sobre a Média e Alta Complexidade, que foi realizada em 14 de novembro passado pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, sob a presidência do deputado Leonardo Nogueira.

A reunião quer ir além da discussão de intenções e promessas, e se propõe ser um espaço de formulação de ações que ainda possam ser desenvolvidas até o final de 2012, quando encerra o prazo do decreto estadual. Foram convidados representantes do Ministério Público, Advocacia Geral da União, Tribunal de Contas do Estado, além de entidades ligadas à área de saúde. 


BANCADA DO PMDB FORMALIZA CANDIDATURA DE HENRIQUE ALVES À PRESIDÊNCIA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS


BRASÍLIA (DF) – Os deputados federais do PMDB, reunidos nesta quarta-feira (28), oficializaram a candidatura do líder da bancada, Henrique Eduardo Alves, à presidência da Câmara no próximo biênio (2013-2014). Os deputados também estabeleceram uma agenda para o processo de escolha do futuro líder da bancada. 

Logo no início do encontro, o líder Henrique Eduardo Alves fez um balanço dos apoios partidários que recebeu. A maioria dos partidos na Casa já declarou apoio a sua candidatura. O deputado também relatou que na próxima semana deverá receber a adesão do PSDB e do DEM. Ele também está negociando o apoio do PSD. Henrique Eduardo Alves convidou os colegas de bancada para visitar, individualmente, os demais deputados, em seus gabinetes, ao longo do mês de dezembro. 

Em janeiro de 2013, durante o recesso parlamentar, Henrique Alves pretende ir ao encontro das bancadas nos estados. A eleição está marcada para o dia 1º de fevereiro de 2013.
Durante a reunião foi iniciado o processo de sucessão de Henrique Alves na liderança do PMDB. Os candidatos deverão formalizar a intenção de disputar a liderança do partido, na Câmara dos Deputados, até a próxima terça-feira (6). Um novo encontro dos deputados será agendado para a apresentação das propostas dos candidatos. A eleição acontecerá no dia 30 de janeiro de 2013, em dois turnos.

FAFÁ DE BELÉM – Na manhã desta quarta-feira (28), o deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), teve um encontro com a cantora Fafá de Belém. A artista manifestou o desejo de realizar, em Brasília, no próximo ano, uma grande manifestação cívico-cultural, com o apoio dos partidos políticos, para comemorar os 30 anos do movimento das “Diretas Já”. A ideia da cantora, que fez parte do mobilização com outros artistas e políticos, é resgatar a história que marcou a redemocratização do Brasil. 

Assessoria de Imprensa
Liderança do PMDB
Câmara dos Deputados.
Twitter: @HenriqueEAlves

PREFEITO DE LAGOA NOVA: “Não sei se sou um privilegiado, mas vou assumir o município no ano de seu cinquentenário”



João Maria Assunção (contabilista), prefeito eleito de Lagoa Nova (o quinto município mais populoso da região do Seridó), concedeu entrevista exclusiva ao repórter Eliabe Davi Alves (Jornal Correio do Seridó) e fez uma avaliação do pleito eleitoral, ao passo que, também falou de assuntos relacionados à formação de sua equipe de transição, novo secretariado, projetos futuros, além de destacar os desafios da próxima gestão.


CORREIO – Como surgiu o seu interesse por política? 
JM – Todos nós somos políticos! Nascemos em uma democracia, todo mundo tem um pensamento político. De início, eu não pensava em entrar em política e nem disputar uma eleição, apesar de que meu pai já ter sido candidato a vice-prefeito. Amigos foram me incentivando, aí aceitei e acolhi a causa. O povo me acolheu e me apoiou muito.

CORREIO – Que fatores determinaram sua vitória?
JM – O povo de Lagoa Nova me acolheu, então com esta acolhida sai com outro gás e a campanha seguiu outro ritmo! O povo é quem lhe dá gás e lhe fortalece e faz com que você saia com uma campanha vitoriosa.

CORREIO – Qual foi a maior dificuldade que você enfrentou durante campanha?
JM – Dificuldade, dificuldade não tive. Apenas estranhei um pouco por que fui candidato pela primeira vez, tem as falhas e as virtudes! Dificuldade de enfrentar não teve, pois a população de Lagoa Nova me acolheu bem.

CORREIO – Em termos políticos, que apoio foi decisivo para sua eleição?
JM – Erivan Costa contribuiu bastante para que o nosso pleito saísse vitorioso, ele é o político nato de Lagoa Nova, tanto que ele é conhecido na região do Seridó; se você chegar em qualquer município as pessoas sabem quem é ele. Ele tem história: já foi prefeito quatro vezes. Em nossa região, poucos conseguiram esse feito. Que me lembro, só Geraldo Gomes de Currais Novos e João Batista em Cerro Corá.

CORREIO – Você acha que os eleitores de sua cidade consideraram a gestão de Erivan desgastada, e resolveram lhe dar um voto de esperança, acreditando na mudança ou não?
JM – A administração de Erivan não está desgastada, tanto que nas pesquisas o índice de aprovação dele sempre fica acima de cinquenta por cento; quando você está neste patamar, não está desgastado, existem os problemas, mas se houvesse desgaste a aprovação da gestão ficaria abaixo dos cinquenta por cento. Agora, ele já está cansado, uma gestão de quatro anos já é muito tempo, imagine só de oitos anos. Por isso, eu não atribuo a minha vitória a uma administração desgastada.

CORREIO – Como você se sente após ter sido eleito prefeito de sua cidade?
JM – Somos praticamente quinze mil habitantes e quando você olha para esse universo, você se sente muito gratificado. Sabe que o povo lhe acolheu, e quando o povo lhe acolhe é por que você fez alguma coisa pelo município. Isso é muito gratificante! Não sei se sou um privilegiado, mas vou assumir o município no ano de seu cinquentenário. Vamos construir um monumento, e ao longo do ano haverá várias programações alusivas ao cinquentenário de nossa cidade. 

CORREIO – Você já começou compor a equipe de transição?
JM – Ainda estou montando, vou constituir a equipe para começarmos os trabalhos.

CORREIO – Como será a composição de seu secretariado?
JM – Vamos trabalhar com pessoas e profissionais capacitados, para que possamos fazer um bom trabalho.

CORREIO – Você levará em conta o fator técnico na formação de sua equipe ou serão apenas acordos e negociações políticas?
JM – Irei formar uma equipe técnica com gente preparada. Mas não pode ser só assim, também temos que ver a parte política. Porque todo candidato que se elege tem um grupo político ao seu redor. Mas é a parte técnica que faz a coisa funcionar.

CORREIO – Qual será o maior desafio da próxima gestão?
JM - Será trabalhar saúde, educação e agricultura, sem esquecer a cultura, assistência social e o turismo. São estas coisas que fazem com que o município cresça. Vou priorizar também o esporte e o lazer, dar uma ampliada na infraestrutura municipal para receber o pessoal que vem de outros municípios e acolhemos bem.

CORREIO – O que será prioridade em seu governo? 
JM – A saúde, educação e a agricultura, que foi o carro chefe de meu plano de governo, que preguei durante o período eleitoral. Vamos trabalhar e melhorar. Lagoa Nova é um município que está crescendo: o número de habitantes, se comparados há dez anos, praticamente dobrou. Temos agora a energia eólica, e nossa agricultura que é muito forte.

CORREIO – Você pretende criar novas secretarias?
JM – Sim. No meu plano de governo está a criação de secretaria de mobilidade urbana e a de cultura. Fortalecer o artesanato local. Vou construir um prédio para a biblioteca municipal.

CORREIO – O que fazer para melhorar as secretarias existentes?
JM – Procuraremos trazer capacitações para equipe que já existe, treinamento para os servidores. Temos que aprimorar o trabalho. Na hora que será oferecido a capacitação, vai melhorar a qualidade de vida e a atividade dos funcionários.

CORREIO – Como fazer para que secretaria de turismo deixe de ser apenas só chalés dos Cajueiros? 
JM - Temos crescido muito no privado. Agora temos que fazer com que o setor público acompanhe o desenvolvimento da cidade. Vamos trabalhar em conjunto com as secretarias: de Turismo, Cultura e agricultura para criarmos o festival do caju. E promover o artesanato e divulgar o nome da cidade em todo o estado.

CORREIO – Como você ver o potencial de desenvolvimento de lagoa Nova, se comparado às demais cidades da região do Seridó?
JM - Hoje, somos destaque. Vou citar a Serra de Santana: Lagoa nova se destaca. Temos uma agricultura muito forte, energia eólica, muitos empregos sendo gerados na cidade. Com isso, está diferenciando Lagoa Nova de outros municípios: a qualidade de vida daqui é outra, a gente percebe no semblante do povo. Apesar de estarmos em um período de seca, temos água na zona rural e não precisamos de carros pipas. Temos um povo humilde, trabalhador e acolhedor. Este é mais um diferencial nosso.

CORREIO – Como será sua relação com o legislativo municipal?
JM – Vai ser uma relação harmônica, porque os poderes executivos e legislativos têm que andar sempre juntos. Quando os poderes estão irmanados, o município se desenvolve mais rápido, isto é primordial para que se tenha uma boa administração. Vou fazer de tudo para que os dois poderes andem sempre juntos. Ter uma parceria, por que se não for assim, os projetos de lei travam e não passam.

CORREIO – Você tem preferência sobre quem deverá apoiar para presidente da câmara? 
JM - Prefiro e quero que seja alguém que foi eleito em minha coligação. 

CORREIO – Vocês já tiveram alguma conversa sobre os nomes de Bilouro, Leandro Costa ou Joquinha?
JM – Na parte a que se refere à candidatura de presidente da câmara, a gente ainda não conversou nada. Sou de acordo a qualquer nome, desde que seja do consenso de todos. 

CORREIO – Que mensagem você deixa para os leitores do Jornal Correio do Seridó?
JM – Lí algumas matérias. Quero dizer que vocês do jornal Correio do Seridó estão de parabéns. Estão crescendo. E a todos os meus amigos de Lagoa Nova que votaram em mim, afirmo que vou trabalhar muito e deixo meu muito obrigado. 

Vereador Cláudio Sandêgi solicita Campanha de Prevenção ao Câncer do Colo de Útero


Na Câmara Municipal de Caicó, o Vereador Cláudio Sandêgi Lopes Fernandes, membro do Partido Verde – PV,  solicitou que seja enviado ofício Sr. Prefeito Municipal de Caicó, Rivaldo Costa, em entendimento com a Sec. Municipal de Saúde, solicitando que seja feita uma Campanha de Prevenção ao Câncer do Colo de Útero.

   Também solicitou que seja enviado ofício ao Sr. Prefeito Municipal de Caicó, Rivaldo Costa, em entendimento com a Sec. Municipal de Infraestrutura, obras e serviços Urbanos, reivindicando que seja feita a poda de árvores na rua Manoel Possidônio, próximo à Panificadora Bonsucesso.

    Ainda solicitou que seja enviado ofício ao Sr. Prefeito Municipal de Caicó, Rivaldo Costa, em entendimento com a Sec. Municipal de Infraestrutura, obras e serviços Urbanos, solicitando que seja  feito serviço de esgotamento na Rua Maria da Luz Lima.

    Também na Câmara Municipal, solicitou que seja enviado ofício ao Sr. Prefeito Municipal de Caicó, Rivaldo Costa, em entendimento com a Sec. Municipal de Infraestrutura, obras e serviços Urbanos, onde reivindica que seja  feita a Limpeza Pública na Rua Odilon Salvino de Araújo.

Ainda solicitou que seja enviado ofício Sr. Prefeito Municipal de Caicó, Rivaldo Costa, em entendimento com a Sec. Municipal de Infraestrutura, obras e serviços Urbanos, no setor de Transportes, solicitando a criação de uma linha transporte coletivo, interligando o centro de Caicó à cidade judiciária.

O Vereador Cláudio Sandêgi também solicitou que seja enviado ofício ao Sr. Prefeito Municipal de Caicó, Rivaldo Costa, em entendimento com a Sec. Municipal de Infraestrutura, obras e serviços Urbanos, no setor de Transportes, solicitando que seja feito implantação de cobertura e bancos, para os passageiros intermunicipais, ao lado da prefeitura. 

    Ainda solicitou que seja enviado ofício ao Sr. Prefeito Municipal de Caicó, Rivaldo Costa, em entendimento com a Sec. Municipal de Infraestrutura, obras e serviços Urbanos, reivindicando que seja  reiniciado a reforma no Cemitério São Vicente de Paulo.

    Também requereu uma Moção de Parabéns a UERN pelos seus 10 anos de existência em Caicó, dedicados à Educação e ao aperfeiçoamento humano e uma Moção de Parabéns à Pastoral da Criança pelos 25 anos de serviços prestados a nossa população.

    Ainda requereu uma Moção de Parabéns ao Sr. Raimundo Araújo da Silva, pelos 50 anos de Profissão como torneiro mecânico, em Caicó, comemorado dia 25.11.12.

   A Câmara também aprovou uma Lei de autoria do Vereador Cláudio Sandêgi, onde fica denominado de Rua Radialista F. Gomes, a artéria Projetada com código de Logradouro nº 00000, bairro Loteamento Serrote Branco, Zona Norte, nesta cidade de Caicó/RN, ainda sem denominação.

   Ainda foi aprovada a Lei de autoria de Cláudio Sandêgi, onde fica denominado de Rua Poeta Chico Mota, a artéria Projetada com código de Logradouro nº 00000, bairro Loteamento Serrote Branco, Zona Norte, nesta cidade de Caicó/RN, ainda sem denominação.