segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Palco Giratório apresenta quarto espetáculo em agosto


Depois de passar por Natal no último domingo (11), “Caetana” viaja para Mossoró, onde será encenada dia 13/08. Duas peças ainda se apresentam este mês em Natal, Mossoró e Caicó

“Tem jeito pra tudo, menos pra morte”. O dito popular traduz bem a inevitabilidade da morte e a consequente aura de mistério que a ronda. E foi ela, a morte, a personagem principal da peça Caetana, encenada no último domingo (11/08) pela Duas Companhia (PE) no Teatro Alberto Maranhão, em Natal. Uma das atrações do projeto Palco Giratório Sesc, o espetáculo viaja agora para Mossoró, onde se apresenta na terça-feira (13/08), às 20h, no Teatro Dix-huit Rosado. A entrada é gratuita, sendo opcional a doação de 1 kg de alimento para o programa Mesa Brasil Sesc. Toda a programação está disponível no site do Sesc RN, o www.sescrn.com.br.

Valendo-se dos ricos elementos da cultura nordestina – incluindo um texto totalmente em cordel –, Caetananarra a saga da rezadeira Benta, que, depois de mandar várias almas para o outro lado, se vê lá também. O encontro com a morte, batizada de Caetana, e o apego de Benta à vida garantem olhos vidrados na tragicomédia. Os bonecos de papel machê, típicos do Nordeste, são uma atração à parte. Interagem com Benta e remetem a figuras que não podem faltar numa cidade nordestina: o doido, o político, a mulher que morreu no “caritó”.

A empresária e arquiteta Eliene Linhares Gurgel levou os dois filhos, de 10 e 4 anos, para o teatro. “Ainda estou emocionada com a energia que o teatro passa. Se nós, que somos adultos, sentimos isso, imagine as crianças”, comentou. Para a psicóloga Maria Guadalupe Segunda, um projeto como o Palco Giratório “também objetiva a formação de plateia, porque é gratuito, qualquer um pode vir. E é 
garantia de qualidade”.

Tem mais teatro em agosto
Caetana é a 4ª peça apresentada pelo Palco Giratório em agosto, dentro da programação da II Aldeia Sesc Papa-Jerimum. Ainda este mês, o projeto apresenta dois espetáculos em Natal, Mossoró e Caicó. Dias 17 e 18, sempre às 20h, o teatro de rua A Pereira da Tia Miséria (PR) se apresenta, respectivamente, no largo do Teatro Alberto Maranhão e na Área de Lazer do conjunto Panatis (Zona Norte) e, dia 19, viaja para Caicó, onde se apresenta no mesmo horário na Praça da Igreja de Santana; para finalizar, o espetáculo Boi (GO), que narra a amizade entre o personagem principal e um boi, vai à Casa da Ribeira dia 23, às 20h, ao Teatro Dix-huit Rosado dia 25, também às 20h, e à concha acústica do Sesc Seridó (Caicó) dia 26, no mesmo horário. Para saber mais sobre as peças, basta acessar o site www.sesc.com.br/palcogiratorio.

Dentro da proposta de intercâmbio do Palco Giratório, quatro companhias teatrais potiguares também subiram aos palcos de Natal e de Mossoró e trocaram figurinhas com os grupos de fora. Para encerrar as apresentações de grupos locais, o Pessoal do Tarará encena o espetáculo Aurora Boreal no dia 22/08, às 20h, na Casa da Ribeira.
Esta é a 2ª etapa do Palco Giratório 2013. Em outubro, acontece a 3ª e última etapa, que trará o espetáculoAmor Confesso, da Cia Falácia (RJ).

Serviço:
O quê? Espetáculos do Palco Giratório 2013 em agosto – Caetana (PE), A Pereira da Tia Miséria (PR), Boi (GO) e Aurora Boreal (RN)
Quando? Dias 13, 17, 18, 19, 22, 23, 25 e 26 de agosto
Onde? Natal, Mossoró e Caicó
Programação completa: www.sescrn.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário