quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Prefeito de São Fernando emite comunicado em sua página no FACEBOOK

As pessoas são livres para clamar, reclamar, cobrar, etc., não resta dúvidas quanto a este direito. Nesta perspectiva, está existindo uma grande reclamação na cidade de São Fernando em relação à infestação de muriçocas, que incomodam adultos e crianças indiscriminadamente. Muitas pessoas cobram a aplicação de veneno por parte da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, o que eu como pessoa comum também acho que seria a providência mais rápida e fácil. 

Porém, como gestor público, não tenho o direito de agir baseado nas minhas concepções muitas vezes distante da boa técnica e da observância aos limites legais; devo agir nos limites da legislação vigente, que não permite o lançamento de veneno em vias públicas e ao alcance da população sem que existam elementos técnicos que indiquem risco à vida por proliferação de pestes como, por exemplo, o mosquito aedes aegypti (mosquito da dengue) que pode matar. Muriçocas, salvo melhor juízo, não mata. Veneno mata. Em dosagem diminutas pode não matar pessoas, mas pode provocar sequelas em pessoas mais sensíveis. E se acontecer de alguém adoecer gravemente, o clamou das ruas seria suficiente para justificar a atitude estabanada, precipitada, à margem da legislação? Certamente, não. Quem dos que gritam e pedem o lançamento de veneno se apresentaria perante a justiça para, pelo menos, dividir a culpa? 

Acredito que ninguém. Assim, resta agir com estratégias mais moderadas e menos agressivas, como, por exemplo, colocando alevinos na bacia do açude público para se alimentar das lavas, se existirem na água. 

Quanto à limpeza das ruas, a nossa cidade é noventa e seis por cento saneada, não existe lama nas vias públicas, não existe sujeira, pois semanalmente é feito o recolhimento dos entulhos e do lixo. As equipes de saúde (combate de endemias e agentes de saúde) estão trabalhando nas ruas, é a hora de somar esforços para identificar de onde estão vindo essas muriçocas para que se combata no nascedouro.
Uma sociedade consciente procura inteirar-se dos problemas e das possíveis soluções para que não reclame inconscientemente. 


A cobrança pela cobrança, não me parece não ser a melhor estratégia, pois pode provocar consequências desagradáveis, como é o caso do lançamento do veneno em vias públicas.

Pense nisso! É importante para o processo de maturação social.


Por Genilson Maia - Prefeito de São Fernando 

Nenhum comentário:

Postar um comentário