terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Prefeito de São Fernando comenta reunião sobre perenização dos Rios Sabugi e Seridó


Genilson Maia - Prefeito de São Fernando 

Na segunda-feira, dia 03 de dezembro, às 10h, a Câmara Municipal de Caicó realizou audiência do Centro de Estudos e Debates, para discutir a perenização dos rios Sabugi (abastecido pela Barragem das Carnaúbas) e Seridó (abastecido pela barragem Passagem das Traíras).

Segundo o autor da matéria, presidente Leleu Fontes (PDT), foram convidados para a reunião representantes do Ministério Público, prefeituras e câmaras municipais de Caicó, São João de Sabugi, Jardim do Seridó e São Fernando, além da Agência de Desenvolvimento do Seridó (Adese), Sindicato dos Trabalhadores, Cáritas Diocesana, Seapac, secretaria estadual de Recursos Hídricos (SEMARH), Agência Nacional de Águas (ANA), deputados estaduais Nelter Queiroz e Vivaldo Costa e Território da Cidadania do Seridó, dentre outras instituições.

O prefeito de São Fernando, Genilson Maia participou da reunião e fez a seguinte análise.

“Em mesa que não há comida todos brigam e ninguém tem razão. Foi assim com essa triste realidade que se discutiu ontem na Câmara Municipal de Caicó a perenização dos Rios Sabugi, Seridó e Barra Nova na perspectiva de salvar o pouco que resta das populações ribeirinhas. Falta água nos reservatórios e nenhum terráqueo sabe fazer água, assim, aconteceu muita discussão e pouca ou quase nenhuma solução para o problema das populações ribeirinhas. O que ficou definido é que até o dia 30/12 a comporta do Açude Santo Antonio permanecerá com doze centímetros de abertura, o que não é suficiente para atender nem mesmo da população a jusante no município de Caicó. Com relação a São Fernando briguei, esbravejei, bati na mesa em defesa do povo, mas o problema está acima de soluções convencionais. É preciso chover. Todavia, marquei posição, pelo menos, em relação ao abastecimento citadino vindo do Rio Piranhas, que nem isso queriam contemplar a pretexto de que Caicó é grande e merece mais atenção. Deixei claro que a necessidade dos irmãos caicoenses é a mesma dos sãofernandenses, e que não aceitava jamais o argumento retro”, comentou o Prefeito de São Fernando, Genilson Maia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário