segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

UFRN, UFERSA e IFRN saem na frente para garantir expansão do ensino

A UFRN, UFERSA e IFRN se comprometeram, na manhã de hoje (10), durante a realização do seminário “Expansão da Educação Profissional Tecnológica e do Ensino Superior no RN” em apresentar um plano integrado de expansão da educação profissional e ensino superior que atenda as particularidades de cada instituição e que leve em conta as potencialidades locais. Debate ocorreu no auditório do IFRN (Cidade Alta).

“O grupo de trabalho composto pela UFRN, UFERSA, IFRN e UERN precisa agora intensificar o trabalho para que possa sair na frente e ser o primeiro estado brasileiro a apresentar ao MEC o plano para a próxima fase de expansão das universidades e institutos federais”, ressaltou a deputada federal Fátima Bezerra, propositora da audiência, que foi uma realização da Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, em parceria com a UFRN, IFRN, UFERSA e UERN.

O secretário de Ensino Superior do MEC, José Amaro Lins parabenizou a iniciativa da deputada Fátima em abrir o diálogo sobre esse processo de expansão. Secretário considerou o seminário como extremamente oportuno e que deve ser realizado em todo o Brasil. 

Amaro Lins ficou impressionado com o grau de articulação da UFRN, IFRN, UFERSA e UERN. “É fundamental articulação das instituições para o desenvolvimento de um plano conjunto, sem duplicidade. Fiquei feliz, pois estamos muito sintonizados (MEC e instituições do RN)”, reiterou o secretário. 

A reitora da UFRN, professora Ângela Paiva reforçou que o grupo vai concluir os trabalhos com a entrega do documento contendo a proposta de expansão. “Interiorizar a universidade não se fará apenas no MEC, precisa do esforço de todos para crescer com qualidade. As instituições públicas de ensino estão crescendo e não perdendo, mas elevando a qualidade. O Nordeste detém os piores índices de desenvolvimento humano, precisamos fazer uma intervenção pela educação”, disse a reitora Ângela.

O reitor do IFRN, Belchior de Oliveira ressaltou, por sua vez, que o instituto foi o que maior cresceu nos últimos anos. “O IFRN foi a instituição que teve a maior expansão nas instalações físicas e na quantidade de alunos. Para se ter noção do crescimento em 2005 tínhamos 6.784 alunos. Hoje passamos dos 24 mil alunos”, completou.

Milton Mendes, reitor da UERN, fez uma apresentação do plano de expansão da universidade e o reitor da UFERSA, José de Arimatea, ressaltou o crescimento da universidade, citou os cursos para expansão da UFERSA e solicitou também mais 40 vagas para o curso de Medicina em Mossoró. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário